sexta-feira, 27 de julho de 2007

A Raça Humana


A vida na Terra está ameaçada, cada vez mais, pela ação do homem.
Na ânsia de crescer, o homem usou e abusou dos recursos que tínhamos na natureza, para enriquecer, para crescer e industrializar-se.
A visão da raça humana sobre a natureza era de dona, onipotente, e isso nos levou a situação que estamos hoje, a natureza está cobrando o que lhe foi tirado e dando a nós a resposta pela falta de consciência, de inteligência que demonstramos no decorrer de nossa vivencia aqui.
A ignorância nos levou a isso e continua nos levando, a ignorância e a ganância, o desespero pelo poder econômico, o completo desprezo pela natureza e a visão curta e limitada das grandes potencias econômicas, que apesar de saber o dano que estão causando continuam com suas políticas de poder, de abuso e de donos do mundo.
Uma pena todos pagarem pelo erro de nossos antepassados e dos atuais predadores mundiais, que por incrível que pareça, são os países ditos "desenvolvidos", com exceção da Europa (que já leva esse assunto a sério e procura diminuir seu nível de poluição).
É triste saber o quanto já está perdido e o que nunca mais se poderá recuperar.
Espécies de animais que já desapareceram completamente, de plantas, de flores, rios e mares poluídos, florestas completamente devastadas e diante de tudo isso, existem pessoas que não acreditam que nossa extinção também esteja em risco.
O aquecimento global e suas consequências - elevação do nível do mar, mudanças climáticas, chuvas torrenciais de um lado, secas intermitentes em outros, furacões, tornados, terremotos, erupções vulcânicas, a degeneração da camada de ozônio.


Será o fim do planeta? Será o fim da humanidade?


Acredito que o que a primeira pergunta é negativa, mas a humanidade sim pode ser extinta.
Porém, o planeta Terra? Não sei, acredito no poder de regeração da natureza e se a humanidade que tanto contribuiu para a doença da Terra desaparecesse, o mundo continuaria repleto de vida, com uma vantagem - seu ocupante mais destruidor já não estaria aqui.Os efeitos nocivos causadores da nossa extinção cessariam, mas a vida na terra passaria para uma nova fase, seria a grosso modo um retorno aos velhos tempos.
Após milhões de anos, necessários para sua recuperação, talvez uma nova espécie de homem renascesse e trouxesse dentro de seu DNA uma memória inconsciência de sua extinção, e por isso, tratasse a natureza de maneira conscienciosa, usando sua abundância de recursos, com parcimonia, respeito e consideração.


Nenhum comentário:

Postar um comentário