domingo, 22 de julho de 2007

VIVER

Para os amigos atuais e os que virão a partir daqui
Hoje estou fazendo meu primeiro comentário no blog e não posso deixar de falar sobre o acidente da TAM que ocorreu em SP e levou da minha cidade, Porto Alegre, pessoas que certamente serão insubstituíveis para suas famílias e amigos.
Posso dizer que essa dor é desesperadora, irreparável e totalmente inesquecível.
A morte é algo muito distante quando não acontece com alguém que amamos, parece que praticamente ela não existe.
A única certeza que temos sobre a vida é que iremos morrer. Porém, na nossa completa negação quanto a isso, nunca pensamos que pode ocorrer do nosso lado, com as pessoas que amamos, convivemos e nos dedicamos.
Talvez esse seja o maior erro que cometemos, só sabemos lidar com ela, quando de forma inexorável ela nos atinge...nos arrasa e nos derruba.
Então, acontece que ainda estamos vivos e precisamos continuar, levar, levantar, apesar da enorme culpa que sentimos por ter ficado ou até indignação por quem partiu. Sentimentos ambíguos, mas que ocorrem.
Depois do choque e da enorme sensação de vazio, passamos para a fase da conscientizarão, terrível..mas, necessária! E várias fases se sucedem... a dor vai sendo substituída pela saudade ...imensa. Os pensamentos nos remetem as lembranças inicialmente dolorosas...porque anseiam pela presença física, mesmo sabendo ser impossível. Assim, sucessivamente, vamos digerindo a morte..acostumando com ela..e quando passamos para o estágio das lembranças boas e a sensação de paz que nos causam, finalmente conseguimos nos conformar e vencer!!
A partir daí, começamos a entender que a vida é uma sucessão de páginas viradas, de épocas que terminaram, de fases que nunca mais voltarão. Mesmo que não ocasionadas pela morte, mas pelos tropeços e tombos que levamos ao longo da nossa existência, que nos tira aquilo que pensávamos ser nosso para sempre, mas que se perde..de forma abrupta, inesperada e traiçoeira!
Talvez a melhor sensação seja, quando acordamos e sentimos que as pessoas que foram tiradas do nosso convívio, por qualquer razão, ocuparam e sempre ocuparão papéis importantes para nós...a sensação de que devemos nos sentir privilegiados por ter tido convivido, amado, compartilhado momentos bons e marcantes, e que mesmo sem elas no presente, nada pode tirar de nosso coração o que sentimos e o que aprendemos com elas, que serão sempre insubstituíveis e que principalmente, estamos vivos e amamos ...sofremos, caímos, levantamos e acima de tudo estamos aqui, não passamos pela vida sem sentí-la, sem nos machucar, sem nos desiludir.
Isso é viver!! E só assim é possível viver!! Sentindo tudo o que a vida nos traz, sem fugir, sem se esconder dentro da indiferença e da frieza que muitas pessoas preferem. Só que assim, não deixam rastro, passam pela vida invisíveis e transparentes, infelizes e frustradas.

Um comentário: